Métodos Aplicados

  Vídeos   Facebook da Trovisca

COMO OS TRAUMAS AFETAM O CORPO E A MENTE

22-06-2019

Os traumas são uma resposta natural do corpo a um acontecimento terrível, mas os seus efeitos podem ser catastróficos e acabam impedindo uma pessoa de levar uma vida normal.


https://i.imgur.com/VQHDps2.png

 

 

Você tem ou teve algum trauma na sua vida? Conhece alguém que passou por algum evento traumatizante recentemente? Em muitos casos, é necessário tratamento psicológico ou até mesmo psiquiátrico para se livrar de lembranças traumáticas e as suas graves consequências.

 

 


Mas o que é considerado um trauma?

 


O trauma emocional  é definido pela  American Psychological Association  (APA) como a resposta emocional de uma pessoa a um evento extremamente negativo como divórcio, doença, acidente, luto e experiências extremas de guerra, tortura, estupro e crimes.

 


As experiências traumáticas envolvem, muitas vezes, uma ameaça à vida ou à segurança, mas qualquer situação que deixa uma pessoa sobrecarregada e isolada de alguém (ou de todos) pode levar ao trauma, mesmo que não envolva danos físicos.

 


O quadro agrava ainda quando a vítima sofre lesões físicas relacionadas ao trauma. É que essas lesões podem constantemente lembrá-la do que ela – tristemente - experienciou. Mas, mesmo se você não sofrer nenhum dano físico, o trauma pode mudar seu corpo.

 


É verdade. De acordo com um  estudo, as vítimas de trauma são mais propensas a sofrer de doenças cardiovasculares, dores crónicas e muitas outras condições.

 


Até mesmo as lesões estão associadas com o envelhecimento prematuro, diabetes tipo 2, e a demência, é o que revela pesquisa publicada no  American Journal of Geriatric Psychiatry. Mas saber lidar com a dor psicológica de um trauma pode ajudá-lo a reverter os seus efeitos.

 


Primeiro, é preciso saber que os efeitos psicológicos do trauma são mais do que apenas o produto da dor emocional. E eles estão longe de ser uma escolha. O trauma altera a forma como o cérebro funciona, altera os níveis dos neurotransmissores e altera a forma como a sua mente processa as informações.

 


Isso pode torná-lo mais vulnerável a outros problemas de saúde mental e criar um círculo vicioso no qual você visualiza progressivamente mais experiências através do trauma. É por isso que há quem diga que trauma gera mais trauma.

 


Isso acontece porque pessoas que tiveram uma experiência traumática são mais vulneráveis a futuros traumas. Elas, normalmente, reagem mal aos eventos stressantes ou até mesmo permitem que o seu trauma controle o seu comportamento, colocando-as em risco.

 


Por exemplo, viver num  relacionamento tóxico pode alterar a percepção de como são os relacionamentos saudáveis, submetendo a vítima a mais abuso. Essa crescente vulnerabilidade ao trauma após uma experiência traumática deixa claro que tratar o trauma não apenas melhora a vida, mas pode realmente salvar vidas.

 


E o mais importante de tudo isso é: Como se livrar de um trauma? Os traumas são, na maioria das vezes, totalmente imprevisíveis e aleatórios. Por essa razão, não é possível adotar uma única abordagem para a recuperação de um traumatizado.

 


Cada paciente chegará ao tratamento não apenas com necessidades físicas e psicológicas diferentes, mas também com uma perspectiva única, histórico e conjunto de suposições que ditarão o melhor tratamento e conduta profissional para uma reabilitação bem-sucedida. Mas aqui vão algumas medidas que você pode tomar para conseguir sobreviver ao trauma.

 


- Fale sobre o que aconteceu com alguém da sua confiança.

 


- Fale com a família e amigos. Suporte e compreensão num momento difícil podem ser muito úteis. Você não tem que lidar com isso sozinho.

 


- Saiba que a maneira como você se sente é normal para alguém que tenha passado por um evento traumático.

 


- Aceite o fato de que pode demorar um pouco para você se recuperar. Saiba que a maneira como você se sente não durará para sempre e que, ao administrar os seus medos e pensamentos, você poderá viver a sua vida. Seja gentil e paciente consigo mesmo.

 


- Leve o seu tempo: Relaxe, vá passear, visite lugares bonitos, veja amigos. Planeie fazer coisas lindas todos os dias.

 


- Será importante lidar com situações associadas ao evento traumático, mas faça isso gradualmente. Você pode decidir voltar ao trabalho, mas comece com algumas horas primeiro e depois aumente progressivamente.

 


- Não procure drogas ou  álcool para lidar com a sua situação. Eles só vão piorar as coisas. Tente encontrar outras maneiras de relaxar.

 

 

 

Uma terapia eficaz na deteção dos padrões

bloqueadores cerebrais que temos é a Neuropsicologia.

Método disponível na TROVISCA.


fonte: Traduzido de "verywell MIND"

voltar
NEWSLETTER  l  POLÍTICA DE PRIVACIDADE |  LIVRO DE RECLAMAÇÕES ELETRÓNICO Copyright @ 2013 INOVAnet,lda. Todos os direitos reservados.